USHUAIA, TERRA DO FOGO E EL CALAFATE, PATAGÔNIA

27 mar 2017 às 15h41
USHUAIA – TERRA DO FOGO

A cidade está localizada ao sul do Parque Nacional da Terra do Fogo, às margens do Canal de Beagle, a última cidade ao sul das Américas, considerada a Cidade do Fim do Mundo.

Terra do Fogo e Patagônia

Este nome foi dado a esta região pelo navegador Português Fernão de Magalhães, na sua expedição de dar a volta ao mundo, em 1519-1522. Naquela época os navegadores levavam seus barcos em direção ao Leste pelo Cabo da Boa Esperança, na África do Sul. Magalhães decidiu dar a volta ao mundo pelo lado Oeste, cruzando o sul do continente Americano. Quando chegaram a um estreito que ligava os dois mares Atlântico e Pacífico, ao ancorar em uma praia para buscar suprimentos e água doce, viram muita fumaça e fogo que vinham do meio da neve. Eram os índios Teuelches com suas fogueiras para se aqueceram. Eram índios pacíficos. Fernão de Magalhães referiu-se primeiro a este lugar como a Terra da Fumaça e, posteriormente, a chamou de Terra do Fogo.

Os Teuelches eram relativamente grandes, se vestiam com peles de guanacos, uma espécie menor de lhamas, e utilizavam proteções nos pés para caminhar na neve. A marca dos pés na neve e na areia da praia deixava pegadas grandes. Os portugueses passaram a se referir a eles como os Pés Grandes. Mais tarde quando chegaram, os espanhóis passaram a chamá-los de os patagones, “pés grandes” em espanhol. Patagônia é a terra dos patagones.

Fernão de Magalhães
Mapa da Patagônia, com estreito de Magalhães em Punta Arenas e o Canal de Beagle em Ushuaia.


Fundação de Ushuaia

Em 1884, o Exército Argentino para marcar posição e tomar posse efetiva daquela região da Terra do Fogo, decidiu criar um posto avançado na Baia de Ushuaia, no Canal de Beagle.

Ushuaia na língua dos Yamanas, índios que habitavam a região, significa Baia no Pôr do Sol, ou do Poente.

Já com a base instalada, o governo argentino decidiu construir no local um presídio de segurança máxima.

Com a construção do presídio, a cidade começou a se formar ao seu redor. A maioria das ruas e casas foi construída pelos presos. Construíram também uma ferrovia de 10 quilômetros em direção a uma floresta. O objetivo era cortar e trazer lenha para o aquecimento do presídio e dos poucos habitantes da cidade. Os presos faziam vários trabalhos pela cidade. Para eles era uma oportunidade de sair das celas. Fugir era impossível. A cidade estava isolada do mundo, além do frio intenso. Os que tentaram, retornaram por vontade própria ou morreram de frio.

A cidade cresceu e em 1948 o presídio foi desativado pelo presidente Juan Peron, sob a alegação das condições sub-humanas que viviam os presos, em virtude do frio e da humidade.

Até 1991, o Farol do Fim do Mundo ficava em Ushuaia, hoje está no Cabo de Hornos, que pertence ao Chile.

Ushuaia vista do Canal de Beagle Era o Farol do Fim do Mundo até 1991, hoje é no Cabo Hornos


Turismo

O turismo cresceu partir de 1995, com a chegada principalmente de turistas brasileiros e argentinos. A partir do ano 2000 começaram a chegar turistas dos EUA, Canadá e Europa. Recentemente começaram a aportar grandes navios de cruzeiros, trazendo um número grande de visitantes.

A temporada vai do meio do mês de Setembro até meados de Abril. A temperatura neste período varia de 5 a 12 graus em média. Depende muito do vento que vem da Antártida. Quanto chega este vento, a temperatura pode cair em minutos de 5 a 10 graus. Nesse período é possível se ter, em um único dia, as quatro estações do ano.

No resto do ano, de Abril a Setembro, vários passeios são suspensos, restaurantes e pequenos hotéis fecham suas portas.

Segundo os locais, o lugar fica muito bonito com tudo branco, mas com um frio muito mais intenso, chegando a vários graus negativos.

Neste período do Outono e Inverno, cai bastante o movimento na cidade. Os dias ficam mais curtos, com pouco tempo de sol, e mais escuro. As pessoas sentem uma espécie de solidão, nostalgia e isso influencia muito a qualidade de vida. Quem pode viaja para o norte da Patagônia, Buenos Aires ou para o Brasil. Aproveitam para tomar um pouco de sol e absorver vitamina D3.

Canal de Beagle e Ushuaia


Programação da Viagem – Hotéis

Hoje a cidade está muito estruturada para receber visitantes. Há vôos diários de Buenos Aires e El Calafate, em aviões grandes.

Há opções de hotéis e pousadas de vários níveis. Os hotéis de melhor nível estão fora da cidade e oferecem transporte de vans para o porto e para o centro. Há bons hotéis na região central.

A rua principal – onde estão as lojas, alguns restaurantes e bancos – é a Av. San Martin. Há 3 hotéis de categoria média nesta rua. Depende da opção e do bolso de cada um. Os hotéis fora da cidade são mais caros, oferecem muito mais conforto, mas depende da van para se deslocar até a cidade. Ficar em um hotel de menor categoria no centro leva à vantagem de não depender da condução para ir e vir.

Normalmente, quem fica nestes hotéis fora da cidade já tem seus tours programados e cabe à agência de turismo fazer o transporte.

Ficamos hospedados no hotel Los Cauquenes, que fica fora da cidade e é bem recomendado pelas agências de turismo. É de bom nível, os quartos são amplos, têm um SPA com sauna, piscina e uma jacuzzi ao ar livre. Como fiz todas as reservas antecipadamente, todas as manhãs, a agência de turismo nos buscava para os passeios.

O ideal é ir com os tours já contratados. Mas se quiser vir e se hospedar em uma pousada e contratar os tours localmente também é possível. Há só um problema, em Janeiro e Fevereiro, principalmente, há uma limitação de disponibilidade. O turista pode chegar e não encontrar lugar disponível no tour que desejar.

TOURS E PASSEIOS

Há várias opções de tours pelos arredores da cidade. Se contratar uma agência de turismo, ela pode enviar todas as opções, com a descrição de cada um. Você pode também entrar na Internet e no Trip Advisor e ver os mais interessantes, com avaliações de quem já os fez.

O tour clássico é o passeio de barco pelo Canal de Beagle, passando por ilhas com pinguins e lobos marinhos, e terminando na Estância Harberton. Ali algumas pessoas descem para visitar, almoçar e voltar de ônibus. Quem não optar por visitar a estância volta de barco. O passeio todo é longo. Sai às 9 horas e volta às 16 horas.

Ilha dos Pinguins, Canal de Beagle Ilha dos Lobos Marinhos, Canal de Beagle

Estância Harberton

Foi fundada em 1886 por Thomas Bridges, missionário inglês, que chegou para a catequização dos índios Yamanas alguns anos antes. O trabalho dele foi importante para a tomada de posse do Exército Argentino da região, pois não houve conflito. Em reconhecimento, o governo cedeu-lhe vários hectares de terras para a criação de ovelhas e extração da lã.

Thomas Bridges desenvolveu um dicionário da língua Yamana, o que facilitou a sua comunicação e aceitação pelos índios. Quando o Exército Argentinou chegou em 1884 para fundar a cidade, o fato de ter alguém que dialogasse com os índios foi de grande ajuda.

Com a queda do preço da lã, toda a atividade econômica foi desativada. Hoje é uma estância histórica e turística. O passeio inclui visitar as antigas instalações, com as máquinas de tosquiar as ovelhas e um museu com esqueletos de diversos mamíferos marinhos da região. O almoço é bem simples.

Estancia Harberton Museu de fósseis marinhos, Estancia Harberton

Índios Yamanas

Esta tribo vivia na região sul da Terra do Fogo há milhares de anos. Andavam nus, viviam da pesca e caça principalmente de lobos marinhos e pequenas baleias. Dominavam o fogo para se aquecer, habitavam pequenas tendas feitas de casca de árvores. Aos poucos, a população indígena foi sendo dizimada, primeiro pelo sarampo e depois por outras enfermidades trazidas pelos novos habitantes. Quando Thomas Bridges chegou havia cerca de 2.000 índios, 20 anos depois restavam 20%. Hoje em 2017 há somente uma mulher Yamana, de 65 anos, a última dos Yamanas. Seus filhos já são mestiços.

Os Índios Yamanas andavam nus e dominavam o fogo Foram dizimados com a chegada do europeu


Outros Passeios

Há passeios para todos os gostos e condições físicas. Por isso é muito importante verificar a descrição de cada um para poder escolher.

Há várias caminhadas com graus de dificuldade diferentes. Nós, por exemplo, fizemos uma trilha de 6 quilômetros em 3 horas com um alto grau de dificuldade, beirando o lago Apataia. A caminhada tem várias subidas e decidas pelo meio da floresta que circunda o rio. Há, no entanto, trilhas mais planas, mais curtas com menor grau de dificuldade.

Fizemos uma canoagem de 6 quilômetros pelo rio e lago Apataia, com um grau de dificuldade médio. Foi muito gratificante. A água do lago estava a 6 graus de temperatura.

Há passeios com jipes 4×4 para lugares exóticos, complementados com trilha, e almoço preparado pelo guia em uma cabana no meio da mata. Quando fizemos este passeio, o cheiro da comida atraiu uma raposa cinzenta. Não é permito alimentar os animais na mata.

Refúgio compartilhado, na floresta Raposa Cinza, introduzida na região pelo homem

Lago Apataia, água de desgelo Caminhada pela floresta, 6 quilômetros

Canoagem pelo lago e rio Lapataia, 6 quilômetros Criação de cães para o Inverno

O Trem do Fim do Mundo é um passeio pela ferrovia construída pelos presidiários e que hoje é uma atração turística. Durante o trajeto, você vai ouvindo toda história da construção da ferrovia. Este passeio é complementado por uma trilha e visita ao Parque Nacional da Terra do Fogo.

Neste local, termina a Rota 3 que liga o Alaska a Ushuaia, são 17.848 quilômetros de extensão passando por diversos países do continente americano.

São várias as opções de tours, e é importante que cada um leia com atenção a descrição de cada um deles, para escolher dentro dos seus gostos e condições físicas.

Uma opção no Inverno é a Estação de Esqui da Serra do Castor. Fica muito próximo da cidade de Ushuaia, no caminho do Lago Escondido. O hotel fica bem próximo da estrada, e há um teleférico para levar os esquiadores até as pistas na montanha. Há opções para principiantes e experientes.

Estação do Trem do Fim do Mundo Trem do Fim do Mundo
Placa indicando o fim da Rota 3, Alaska – Ushuaia


Castores e Raposas

Devido às condições climáticas, não há praticamente nenhum grande mamífero terrestre original nesta região.

Foram introduzidos castores, raposas e coelhos.

Os castores vieram do Canadá para a indústria de roupas de pele. No entanto, na adaptação ao meio ambiente sofreram uma transformação na qualidade dos pelos que tornou inviável a utilização na produção dos vestuários. Essa indústria foi então desativada, e os castores foram deixados vivendo na região. Como não há predadores, a população cresceu assustadoramente e tem causado um dano terrível para o meio ambiente, destruindo grande parte da floresta da região. É proibido caçar a tiros, só é permitido caçar com armadilhas. Os castores se reproduzem rapidamente e têm sido uma praga que precisa ser resolvida com rapidez. Hoje se estima que haja 250 mil castores na região.

As raposas-vermelhas e as cinzentas foram introduzidas há vários anos. Aqui são chamadas de zorro. As vermelhas foram muito caçadas para a indústria de peles e mantêm esse medo dos humanos no DNA. São ariscas e fogem a qualquer contato. Já as raposas cinzentas não são dóceis, mas se aproximam um pouco. No nosso passeio 4×4 quando estávamos preparando a comida no meio da floresta, o cheiro da carne na brasa atraiu uma raposa cinzenta, que ficou rondando por perto.

Os coelhos foram trazidos da Espanha e estão espalhados por toda a região.

Na Terra do Fogo não há puma, a onça da Patagônia. O clima frio e a pequena oferta de alimentos não atraiu este predador.

Há várias aves marinhas, e algumas nas florestas, como o carpinteiro, uma espécie de pica-pau, mais colorido e bonito.

As aves migram durante o Inverno.

Floresta derrubada por castores Os castores são hoje uma praga na Terra do Fogo

EL CALAFATE – CIDADE DOS GLACIARES

Não há uma data de fundação específica da cidade. Era um ponto de parada e pernoite dos criadores de ovelha e viajantes em direção ao porto de Rio Gallegos, no Atlântico.

Há 20 anos a cidade tinha 3.000 habitantes, hoje, com o crescimento do turismo, a cidade possui cerca de 20.000 moradores.

El Calafate está localizada na margem sul do lago Argentino formado por águas de cor turquesa, de glaciares da Cordilheira dos Andes. O lago tem cerca de 120 quilômetros de comprimento e 20 quilômetros de largura, em média. Em alguns pontos, a profundidade chega a 750 metros.

A cidade fica a 80 quilômetros da Cordilheira do Andes.

É uma cidade pequena, bonita, bem arborizada com uma Avenida central, El Libertador, onde estão as lojas, agências de turismo, bancos e restaurantes.


Turismo

O período de turismo também é de meados de Setembro a meados de Abril. A temperatura média na Primavera e no Verão gira em torno de 5 a 14 graus. Quando venta, e venta muito, a temperatura cai bastante. De manhã, às vezes, amanhece com uma chuva fina, fria, e antes do meio-dia, o sol brilha forte. O tempo muda muito rapidamente no mesmo dia. Por isso recomendam vestir-se adequadamente sempre.

Outra recomendação é consultar todos os dias a previsão do tempo, o clima é elemento fundamental para aproveitar os passeios na região.

Todas as principais atrações de El Calafate ficam a vários quilômetros de distância. Ou seja, você sempre vai ter de subir em uma van ou ônibus e viajar algumas horas para chegar ao destino. Todos os passeios demandam um tempo. A programação da saída dos tours é fundamental.

Perito Moreno

Francisco Moreno foi apelidado de Perito Moreno por sua perícia no trabalho que executava. Cientista, naturalista e explorador argentino, foi responsável pela marcação das divisas territoriais com o Chile na Cordilheira dos Andes. Foi o descobridor das geleiras, das montanhas, rios e dos lagos, desta região da Patagônia. Coube a ele dar nome à maioria destes lugares.

Reverenciado como herói nacional, foi homenageado levando o nome do glaciar mais importante – Perito Moreno.

É o glaciar mais perto de El Calafate e fica a 80 quilômetros. O tour pega você no hotel às 9h e retorna às 17h.

Perito Moreno é a maior atração da região. É um glaciar que termina em uma ponta de terra, diferentemente de todos outros que terminam em um lago. O tour inclui um passeio de barco bem próximo do paredão de gelo. Depois, você pode caminhar por uma extensa passarela, muito perto, da parede de gelo. Este é um passeio obrigatório.

Fotos do Glaciar Perito Moreno

El Chatén Lago e Glaciar Viedma

O tour para El Chatén leva o dia inteiro. Sai do hotel as 7h e volta as 20h30. No trajeto, que leva cerca de três horas, há uma parada no Hotel La Leona. Todo o tempo que ficamos dentro do ônibus é compensado pela beleza do passeio.

El Chaltén, fica a 220 quilômetros de El Calafate, e é considerada a capital argentina do Trekking. A opção de caminhadas e trilhas nesta região atrai um número muito grande de caminhantes.

Monte Ritz Roy, o maior da região

Uma das maiores atrações é o Monte Fitz Roy. Com uma altitude de 3.375 metros, relativamente pequena para os Andes, tem sido um desafio para os alpinistas . As suas paredes verticais exigem técnicas perfeitas para a escalada. Somente profissionais tem conseguido atingir o cume.

Em dias claros o monte é visto de muito longe, se destacando no horizonte.

Perito Moreno colocou o nome em homenagem a Robert Fitz Roy, capitão do navio HSM Beagle, da expedição de Charles Darwin.

Estrada para El Chaltén Monte Fitz Roy

A atração maior do tour é o passeio de barco pelo lago até o glaciar Viedma. É simplesmente maravilhoso. O barco navega por entre pedras enormes de gelo, brancas e azuis.

Perito Moreno colocou no lago e glaciar o nome de Viedma, em homenagem ao espanhol Antonio de Viedma, que em 1782, descobriu este lugar.

Fotos do Glaciar Viedma em El Chatén

Lagos e Rios

Para quem aprecia é muito interessante identificar os rios e lagos.

O lago Argentino é formado por diversos glaciares, incluindo o Perito Moreno, e contribuição de pequenos rios, incluindo o rio Caterina, caminho dos salmões.

O lago Viedma é formado por águas provenientes dos glaciares e por rios, entre eles, e principalmente o rio La Vuelta.

Do lago Viedma sai o rio Leona, que desemboca no lago Argentino, próximo de El Calafate.

Do lago Argentino sai, então, o rio Santa Cruz que percorre 383 quilômetros e deságua no Oceano Atlântico.

Durante os tours é possível identificar bem os cursos dos rios e os lagos. O que surpreende é a cor azul turquesa, das águas vindas dos glaciares.

Hotel La Leona – Butch Cassidy e Sundance Kid

Foram dois famosos bandidos americanos que estavam sendo procurados nos EUA por roubo a bancos e decidiram fugir e se esconder na América do Sul. Há um ótimo filme com Paul Newman e Robert Redford, com o nome de Butch Cassidy e que conta a história dos dois bandidos.

Como tinham amigos em Buenos Aires, foram para lá primeiro. Preocupados de que notícias mundiais chegassem até lá, decidiram, por sugestão do amigo, se esconder na Patagônia. Compraram uma pequena estância e se apresentaram como negociadores de ovelhas e gado.

Depois de algum tempo, decidiram voltar à ativa e assaltar o Banco de Londres e Tarapaca em Rio Gallegos, que fica a 200 quilômetros do hotel La Leona, onde pretendiam se esconder por alguns dias.

O planejamento do assalto incluía trocar de cavalos várias vezes durante a fuga, já que a polícia não estaria preparada para isso e não os alcançaria.

No caminho de Rio Gallegos foram negociando com alguns estancieiros a troca de cavalos, sem detalhar a finalidade.

Chegaram em Rio Gallegos e abriram uma conta no Banco. Durante uma semana foram todos os dias ao Banco e saíam de cavalo em disparada.

No dia do assalto, saíram em disparada com seus cavalos e as pessoas não ficaram surpresas, tinham feito isso todos os dias.

No caminho, foram trocando de cavalos, estabelecendo uma distância grande da polícia e se hospedaram no hotel La Leona.

Quando a polícia chegou e mostrou as fotos dos bandidos, os donos do hotel reconheceram que eles haviam ficado hospedados ali, e tinham ido embora.

Dali, foram para a Bolívia. Há três versões para o que aconteceu com eles.

Assaltaram um banco e foram cercados em um rancho pelo exército boliviano, que os matou. Outra versão diz que cercados cometeram suicídio atirando nas próprias cabeças. E uma terceira, que voltaram para os EUA, se entregaram e passaram a colaborar com a polícia para prender assaltantes de bancos.

Cartaz americano de Procura-se Quadrilha de Butch Cassidy e Sundance Kid nos EUA

Banco assaltado em Rio Gallegos Hotel Leona, às margens do rio Leona, onde se escoderam

Glaciar Upsala

O passeio a este glaciar faz parte do tour da Estância Cristina. Foi para mim o melhor de todos.

O barco atravessa uma grande parte do lago Argentino, cercado de montanhas com picos nevados e vai direto para frente do Upsala. Pelo meio dos blocos de gelo brancos e azuis o barco se aproxima do paredão do glaciar. É indescritível a beleza que podemos ver. As fotos que tiramos não reproduzem o que os olhos registram.

De lá, seguimos para a Estância Cristina, que foi também durante muitos anos criadora de ovelhas e produtora de lã. Os novos tecidos criados pela indústria jogaram para baixo o preço da lã, desestimulando o investimento. Hoje são poucas as estâncias que continuam criando ovelhas para extração de lã.

Caminhando, o guia conta a história do lugar enquanto visitamos as antigas instalações de tosquia das ovelhas.

Uma atração especial é o rio Caterina de onde tiram a água doce para o lugar. No século passado era uma roda d’água, ainda preservada no local. Hoje há um motor elétrico.

Fotos do Glaciar Upsala

Rio Caterina e Lago Pearson

O rio Caterina, de tom azul turquesa, tem no máximo 3 quilômetros. Nasce no lago Pearson, mais acima, que é formado pelas águas dos glaciares. Caudaloso, deságua no lago Argentino, ainda dentro da Estância. Mede cerca de 15 metros de largura e tem uma profundidade variável de 2 metros.

Lago Pearson é o lugar escolhido pelos salmões para desova. Os salmões sobem 383 quilômetros, do Oceano Atlântico pelo rio Santa Cruz, até o lago Argentino. Atravessam os 120 quilômetros do lago, entram no rio Caterina e chegam no lago Pearson para desova. Isso ocorre de Janeiro a Abril. São salmões de 80 centímetros a 1 metro de comprimento. A fêmea desova e morre. O macho choca as ovas e também morre. Em Abril, os moradores não podem apanhar água do rio Caterina, de tanto salmões mortos que descem a correnteza. De lá, os novos fazem o trajeto, 506 quilômetros de volta para o Oceano Atlântico.

Como as tartarugas marinhas, eles voltam para desova no lugar onde nasceram.

Estância Cristina- Lago Argentino Cabana em El Chatén

Glaciar Upsala visto de cima

Depois de um ótimo almoço – cordeiro ensopado com um bom copo de vinho tinto –, seguimos para um passeio muito especial.

De 4×4 subimos a Cordilheira dos Andes por uma estrada estreita, sem guard rails confiando na perícia do motorista. Os jipes chegam até uma determinada altura e depois subimos a pé montanha acima.

É impressionante o impacto que causa ao atingirmos o topo ver o glaciar Upsala de cima da montanha. Dali é possível ver dois outros glaciares que alimentam o Upsala.

Eu tirei várias fotografias e filmei, mas é impossível, de novo, registrar o que os olhos vêem.

É uma sensação gratificante de ter força para ter subido a montanha e poder apreciar esta maravilha da natureza.

Quando o guia diz que vamos descer, dá uma vontade de ficar mais apreciando toda aquela beleza.

Trilha íngreme até o alto da montanha Glaciar Upsala visto do alto da montanha

Glaciar Upsala e lago Outro glaciar que alimenta o Upsala

Glaciar Upsala visto de cima Montanhas nevadas na região

Sítio Arqueológico Leona

Pelas dificuldades, esse é o tour escolhido por poucas pessoas.
De van você vai até o Hotel La Leona e dali entra em uma Estância, onde está este sítio arqueológico com fósseis de dinossauro, de outros animais e uma floresta petrificada.

Durante três horas você caminha por uma trilha sinuosa, estreita, com muitas subidas íngremes.

Há uma parada para que possamos descansar e comer um lanche que os guias trazem.

A maioria dos fósseis está em uma grande depressão do local. A volta é por uma trilha muito íngreme, que, se a pessoa não tiver um preparo físico adequado, não consegue subir. É preciso muito cuidado, porque do lado está o barranco da depressão e, se escorregar, atrás estão outras pessoas. É preciso subir bem devagar e com cuidado.

Eu só recomendo este passeio para quem aprecia muito o tema, e que está com o preparo físico em dia.

Eu e minha esposa Ruth, apesar da idade, conseguimos fazer, e bem, porque nos preparamos fisicamente nos últimos dois meses para esta viagem.

Sitio Arqueológico em Estancia Leona Trilha estreita e íngreme no Sítio Arqueológico

Rochas do sítio arqueológico Guia indicando e explicando os fósseis

Trilha de montanha no sitio arqueológico Árvore petrificada

Há muitas opções de passeios, trekkings, à cavalo, canoagem e caminhadas sobre o gelo. Em Ushuaia e El Calafate as agências de turismo fazem recomendações dos graus de dificuldades e logicamente restrições pela idade.

É uma viagem dos sonhos, e que deve ser muito bem programada. O período ideal é de meados de Setembro a meados de Abril. O ideal é que já tenham os tours contratados.

É possível ir direto e contratar os tours no local. Mas, atenção, em Janeiro e Fevereiro a maioria das agências está com a lotação dos tours esgotada.

Nos outros meses, vai sempre ter muitos turistas, mas dá tranquilamente para ir. As cidades estão muito bem estruturadas para atender 3.000 turistas por dia.

Levar roupas de frio intenso, principalmente a utilíssima segunda pele. O gorro para cabeça é essencial e pode comprar lá, há varias opções. Uma bota antiderrapante também é fundamental. Antes de ir compramos botas da Timberland que nos ajudaram e muito, principalmente nas trilhas e subidas das montanhas.

Outras recomendações são levar alguns óculos de sol, protetor solar e labial, e máquina fotográfica. Com Smartphone dá para tirar ótimas fotografias. Próximo das geleiras e nas regiões mais frias, é preciso mudar para HDR. O modo automático não funciona.

Os hotéis têm ótimo sistema de calefação, pode levar peças leves para dormir.

Tanto em Ushuaia como em El Calafate, o atendimento ao turista é de alto nível e profissional.

Uma recomendação final e importante: eles colocam uma ênfase muito grande no meio ambiente e no descarte de resíduos.

Se quiserem outras dicas contatem-me pelo e-mail:
miltonassumpcao@terra.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *